top of page

O CÍRCULO DE FLORES E FOLHAS - OLHAR, ENTRAR E SEMEAR.


Andando nas ruas do bairro, deparo-me com galhos floridos que ultrapassam a altura dos muros e se mostram para quem transita a pé, como quem espiando a vida das ruas e chamando.

Parece romântico cultivar flores em jardins particulares, mas é muito mais significativo e bonito encher de flores o olhar dos passantes. Plantação social, embelezar o mundo, mostrar a ternura da Criação de Deus.

Meu pensar questiona para quem o Círculo de Flores olha, por cima do muro.

Quem são os passantes que chama para entrar?


1. Crianças que seguem para as escolas.

Algumas passam em grupos, no meio da rua, porque a faixa de pedestre fica ocupada pelos carros. Muitas casas já invadiram a área pública, para ser garagem, inviabilizando um caminhar com segurança. Elas precisam de áreas livres e floridas para brincar e seguir em frente.


2. Há passantes idosos que seguem seu roteiro de sobrevivência.

Esses não caminham no PMI (Parque Municipal do Idoso), mas circulam para a casa dos filhos ou parentes na Vila Amazonas ou no conjunto Manauense. Aqui e acolá se molham quando os carros passam velozes sobre as poças de água de piscina que escorrem das casas para a rua. Podiam estar canalizadas ou usadas para matar a sede das plantas.


3. Também passam mulheres que voltam do mercado com sacolas.

Muitas contemplam as flores e os olhares se encontram. "Desocupam as mãos e queiram me sentir e colher", pensariam as flores. "Tirem um ramo com carinho e plantem no seu pequeno quintal ou façam um arranjo para a sala". Quintal já quase não existe nas casas dos pobres porque virou mais um quarto para alugar. As flores, às vezes, são falsas. Perderam o encanto.


4. O círculo de flores também observa as empregadas domésticas que apressam o passo.

Algumas vêm de longe e caminham um bom pedaço de rua. O transporte coletivo não existe por perto .É preciso passar pela ponte que cruza o rio Mindu para adentrar no Conjunto Isaias Vieiralves, antes das 07:00 horas. Não dá tempo para fazer poesia nem para cheirar uma flor. As faxineiras tem mais tempo no começo do dia. O pôr do sol já se foi com a exaustão do corpo para concluir o trabalho de um dia.


5. Os operários que caminham para a obra em construção, puro cimento sem floração.

Por aqui, o círculo de flores teme os operários. Afinal, abrir uma garagem, ampliar uma sala ou fazer uma guarita são ameaças reais para as plantas de um jardim. Como se dissessem: "saiam fora, quero permanecer florindo". E mais ainda, declamam: "Vocês se cuidem para não chorar, tenham cuidado com a saúde e voltem para casa. Não quero perder meu lugar e nem vocês a perder o trabalho".

Do Círculo de folhas como em alto-falante, ouvimos um chamado e um mandado a todos que passam e nem sempre se atentam ao que o Espírito da CRIAÇÃO está sinalizando através das flores viçosas. * HÁ UM CHAMADO: no sentido de trabalhar e viver sabendo-se amado por Deus que tudo fez para agradecê-lo em todos os dias. * HÁ UM MANDATO: no sentido de anunciar as coisas simples que realizam, e da fé que os move a refazer o caminho, cada dia.

Só a amor escondido nas dobras da vida seria capaz de entrar no santuário das sementes do Reino, que Deus preparou para todos florescerem com Ele (NP).

2 Comments


paulaacpeixoto
Aug 22, 2021

Que msg linda e edificante...o olhar de quem ver...pode ir além do enxergar...e lembrei da frade Do escritor e poeta que escreveu: "Só se ver bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos". ( Antoine Saint-Exupéry).

Like

Cleude Silva
Cleude Silva
Aug 14, 2021

Que lindo. Parabéns...

Like

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page